Escolas

De portas abertas para as escolas da região.

Objetivo

A Associação Amigos do Parque Aimaratá por meio do Projeto de Educação Ambiental: FORMANDO CIDADÃOS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL pretende ampliar a discussão sobre as questões ambientais permitindo que crianças e adolescentes da região de Americana tenham acesso ao ambiente protegido e preservado do Parque Aimaratá e possam explorá-lo junto de seus professores, aprofundando questões importantes para a formação da cidadania apresentadas de maneira teórica em sala de aula.

O Parque Aimaratá estará aberto para que crianças e adolescentes da região de Americana (Região Metropolitana de Campinas – RMC) possam conhecer a natureza local, explorando ambientes naturais protegidos que contam com nascentes, córregos, áreas de preservação permanente, margem do rio Piracicaba, áreas de reflorestamento e lagos, discutindo entre si e com a ajuda de orientadores a importância da preservação, as questões ecológicas, o impacto da poluição e das ações humanas sobre a natureza, o manejo sustentável dos resíduos sólidos e a riqueza da biodiversidade brasileira.

Dessa maneira pretendemos:

  • Contribuir no processo de comunicação sócio ambiental sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade com o ambiente;
  • Multiplicar os conhecimentos adquiridos para a comunidade em geral;
  • Ampliar os conhecimentos sobre o meio em que vivemos;
  • Desenvolver ações que promovam a conscientização com relação aos problemas causados e soluções relacionados às questões abordadas;

Público-alvo

O público-alvo deste projeto de modo direto são crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares nas diferentes faixas etárias tanto do ensino Infantil, Fundamental I, II e Médio da região Metropolitana de Campinas – RMC. Além de entidades sociais e toda a comunidade que tenham interesse no projeto. De modo indireto as professoras, pedagogas, coordenadoras, diretoras e pais dos alunos atendidos.

Tema

Os principais temas abordados em nosso projeto dizem respeito a Água (Produção, Proteção, Captação, Consumo, Usos e Poluição), Ecologia (Equilíbrio, Temperatura, Solo e Interação entre as Espécies), Meliponário e Compostagem.

O Projeto de Estudo do Meio tem como foco a importância da sustentabilidade e nossa responsabilidade com o ambiente. Vamos nos empenhar em agregar valores, explorar conceitos, a flora, fauna, a biodiversidade, os demais recursos naturais e sua preservação.

Podemos introduzir no roteiro e apresentar aos alunos temas específicos trazidos pelas escolas desde que estejam de alguma forma abrangidos pelo escopo da nossa proposta.

O Parque Aimaratá conta com 231mil m² de área verde onde se encontram áreas de reflorestamento, área de preservação permanente, trilhas, nascentes, córrego, gramíneas, lagos e Centro de Apoio ao Ecoturismo com restaurante, sanitários e sala de reunião, além de estrutura para a prática de atividades de aventura (arvorismo, tirolesa, rapel e parede de escalada).

Metodologia

As visitas ao Parque Aimaratá podem ser planejadas para meio período ou período integral.

As atividades são realizadas durante passeio pelas trilhas do parque com as crianças e jovens em contato estreito com a natureza.

A escola visitante tem a opção de combinar a atividade de educação ambiental com atividades de aventura nos circuitos de arvorismo, tirolesa, rapel e parede de escalada.

Além das atividades o Parque Aimaratá pode fornecer café da manhã, almoço e/ou lanche da tarde, ficando a opção a critério da escola.

Projeto de Educação Ambiental

Parque Aimaratá | Formando cidadãos para um futuro sustentável.

O que o Parque Aimaratá
pode oferecer

Trilhas

Trilhas na mata com duração e graus de dificuldade variáveis para diferentes idades.

Aventura

Circuitos de arvorismo, tirolesa, rapel e escalada.

Playground

Uma área destinada à diversão das crianças com vários brinquedos para se divertirem.

Recepção de Grupos

Visita guiada pelo parque com ações que promovam a consciência ambiental.

Restaurante

Restaurante e lanchonete com uma estrutura completa para refeições, lanches e bebidas.

Instalações

O Parque conta com uma estrutura sanitária para todos os visitantes.

Orientações

As crianças devem usar roupas adequadas para caminhada:

Calça

Calça comprida e confortável.

Tênis

Tenis simples para caminhada.

Boné

Boné ou chapéu para proteção do sol.

Precisa de um orçamento?

Faça o download da Ficha de Cadastro de Escolas, preencha com os dados da sua escola e encaminhe para o Parque Aimaratá através do e-mail: contato@aimarata.org.br

Ficha de Cadastro

Recomenda-se o agendamento das visitas com no mínimo 15 dias de antecedência.

Recomendações

Recomenda-se também o uso de:

Protetor Solar

Para proteção contra raios solares.

Repelente

Para proteção contra os insetos.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida ou precisa de maiores informações, preencha o formulário ao lado e envie sua mensagem.

Envie uma mensagem